quinta-feira, 17 de novembro de 2011

PARAUAPEBAS E SEUS BANCOS


PARAUAPEBAS E SEUS BANCOS
ITAU e CEF, faz todos os anos, milhões em investimento em suas imagens. Todos se dizem mais confiáveis, mais modernos, mais isto e aquilo. Para o cidadão, qualquer cidadão de Parauapebas, rico ou pobre não passam de bandidos enganadores, cheios de lábia. Alias diabos vestidos de cordeiro. Suas propagandas, maravilhosas, modernas, mas rancorosas e racistas (todos os atores são branquinhos, todos seus funcionários são branquinhos), nem de longe dão dimensão a tragédia e irresponsabilidade de seus proprietários ou controladores quando se fala em Para e Parauapebas. Filas quilométricas, corrupção para liberação de seguro desemprego, senhas que limitam o atendimento diário, horários de funcionamento absurdos, pois, se não se da conta de atender em seis horas, porque não em oito horas?


 Mas a culpa é dos clientes, que acreditaram nas propagandas incríveis e abriram conta, se submeteram a analise de credito humilhante, entregaram declarações de endereço com exigências inacreditáveis e entraram em filas. Esta declaração de endereço que eu, o interessado, não posso dar, alguém tem que declarar por mim, com firma reconhecida em cartório, que moro no endereço tal, é inconstitucional. Se declaram por mim, sou suspeito, portanto contraria o principio  da presunção de inocência e o cliente é culpado, vai mentir onde mora. 


É duro. Até a policia foi chamada para bater, ou conter os clientes do Itaú. Impensável, par um banco que fala em sustentabilidade o tempo todo.
Quem dimensionou as agencias da CEF e do ITAU para Parauapebas? Merece ser preso. Estes bancos ganham milhões aqui com agencias diminutas e muito pouco esforço. Não trabalham. Filas dobrando quarteirões sob este sol forte do norte ou chuvas torrenciais desta época do ano.


Estamos encaminhando fotos, protestos e imagens a ouvidoria destes bancos, ao banco central e ao ministério publico federal porque alguém tem que fazer algo. É covardia demais. Antigamente tínhamos o vereador Vanterlor que pressionava. Não reeleito, os bancos puderam relaxar e ganhar mais algum as custas do sofrido povo de Parauapebas. Merecemos mais respeito!

Opinião:
O que é comprovante de endereço?
Retirado do site www.uj.com.br/online/forum/2000/discussao/8152/comprovante_de_residencia
Bom dia !
Gostaria de saber se há alguma regulamentação que diga quais os documentos aceitos como comprovação de residência ?
Sem mais,
obrigada.
Leidiane
Outros
Natal, RN
Oi gostaria de saber como eu faço um comprovante de residencia que não seja de agua ou de luz. uma declaração. como eu faco, que modelo
13/10/2009
Divanilson Galindo
Estudante
caruaru, PE
Para a legislação brasileira o que é comprovante de recidencia? POis exigem papéis de água ou de luzz mas quais são os documentos que atesta comprovação de residencia.

Estou trabalhando em uma empresa que faz cartões e a empresa estabeleceu uma politica de comprovante de residencia papel de agua e luz o que faço?
28/10/2009
João Sampaio Pereira
Outros
Conselheiro Lafaiete, MG
Todas essas exigências (comprovantes de residencia, contas de água, luz, etc.) SÃO ILEGAIS, pois foram abolidas pela Lei 7115, de 29 de agosto de 1983, a famosa LEI DA DESBUROCRATIZAÇÃO. Pois bem, são esses os embasamentos legais que permitem que VOCÊ DECLARE DE PRÓPRIO PUNHO (ou mesmo declaração impressa assinada) SEM PRECISAR NENHUMA COMPROVAÇÃO. CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988: Art. 5º, II - Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;
LEI Nº 7.115, DE 29 DE AGOSTO DE 1983.
Dispõe sobre prova documental nos casos que indica e da outras providências.
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA , faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º - A declaração destinada a fazer prova de vida, residência, pobreza, dependência econômica, homonímia ou bons antecedentes, quando firmada pelo próprio interesse ou por procurador bastante, e sob as penas da Lei, presume-se verdadeira.
Parágrafo único - O dispositivo neste artigo não se aplica para fins de prova em processo penal.
Art. 2º - Se comprovadamente falsa a declaração, sujeitar-se-á o declarante às sanções civis, administrativas e criminais previstas na legislação aplicável.
Art. 3º - A declaração mencionará expressamente a responsabilidade do declarante.
Art. 4º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 5º - Revogam-se as disposições em contrário.
Brasília, em 29 de agosto de 1983; 162º da Independência e 95º da República.
JOÃO FIGUEIREDO Ibrahim Arbi-Ackel Hélio Beltrão

Lei 10.406/2002 – Novo Código Civil Brasileiro
Art. 78. Nos contratos escritos, poderão os contratantes especificar domicílio onde se exercitem e cumpram os direitos e obrigações deles resultantes.
ODEBECENDO À LEI, NÃO NECESSIDADE DE COMPROVANTE DE RESIDENCIA, MAS SIMPLES DECLARAÇÃO SOB AS PENAS DA LEI E DE ESTAR CIENTE DAS PENALIDADES LEGAIS EM CASO DE FALSA DECLARAÇÃO.
Obs.: A Lei 7115/83 ainda não voi revogada... ESTÁ EM PLENA VIGÊNCIA.
03/11/2009
João Sampaio Pereira
Outros
Conselheiro Lafaiete, MG
Contas de água, luz, telefone NÃO SE PRESTAM PARA COMPROVAR NADA. No meu caso, resido em casa alugada (o proprietário reside em outro estado), mas sou usufrutário da casa de meus filhos maiores. Na casa onde moro, não tenho nenhum comprovante em meu nome (o aluguel é depositado em conta da mulher do senhorio - as contas não estão em nome dela), meu telefone é pre-pago (cartão). As contas da casa dos meus filhos estão em meu nome... CONCLUSÃO: Se eu apresentar contas da casa onde moro (em nome de outrem) NÃO ESTAREI COMPROVANDO RESIDÊNCIA... Se eu apresentar contas em meu nome, mas do endereço dos meus filhos ESTAREI MENTINDO A MINHA RESIDÊNCIA. Sempre me neguei a apresentar esses comprovante, SEMPRE FIZ VALER O PONTO DE VISTA LEGAL DA DECLARAÇÃO NOS TERMOS DA LEI 7115/83. Devemos fazer valer nossos direitos. SE A LEI ABOLIU ATESTADO DE RESIDENCIA E OUTROS, NÃO DEVEMOS ACEITAR MOSTRAR COMPROVANTES NÃO PREVISTOS EM LEI.
03/11/2009
Alex David
Estudante
são luis , MA
Tambem concordo com a ideia da abulição, pois tenho 18 anos e ainda não tenho conta em banco somente porque não tenho comprovante de residencia, mais quer dizer que se eu não possuir casa ou seja morar seja onde for, eu não serei um cidadão, n vou possuir conta em banco, eu acho isso muito errado. queria saber se tarifa de cartão vale como comprovante? se me responderem ficarei agradecido.
22/06/2010
Analaura
Estudante
são paulo , SP
Eu não sabia da lei, preciso abrir uma conta salario mais nao tenho comprovante de residencia... Amanha mesmo irei ao banco e quero fazer valer nossos direitos! Mais se ainda sim o banco se negar a abrir a conta sem o comprovante a quem eu devo recorrer? Obrigada!
27/08/2010
Daniel
Estudante
Duqye de caxias, RJ
Recorrer a nnguem... a conta bancária é um acordo entre as partes, o banco não é obrigado a abrir ou manter conta de niguem e pode encerrar qualquer conta, desde que comunicado previamente.
A lei nº 7,115 permite a declaração de prórpio punho, mas não proibe nenhuma instituição a exigi-la tendo em vista seus proprios interresses...


Bancos de Parauapebas, que tal facilitar a vida de seus clientes, cumprindo a lei?

Nenhum comentário:

Postar um comentário